top of page

Aula de Canto ou Terapia vocal?

Tenho certeza de que você já se fez essa pergunta alguma vez na vida! Qual a diferença entre Professor de canto e Fonoaudiólogo?

 

Existem diferenças importantes entre esses dois profissionais e é fundamental ter bem claro quais objetivos você quer atingir com a sua voz na decisão da busca de um ou outro, ou os dois (que trabalham lindamente em conjunto).

​

É importante lembrar que essas duas profissões não são concorrentes, embora o paradigma da transdisciplinaridade faz com que ambos procurem abordar de maneira cada vez mais completa o assunto voz, até já contamos com inúmeros fonoaudiólogos com formação musical e músicos com formação em fonoaudiologia.

 

A paixão pelo assunto faz com que cada profissional se aperfeiçoe cada vez mais, para melhor atender à demanda dos cantores!

​

Professores de canto podem ter ou não formação acadêmica, possuem foco na voz cantada, em sua dimensão musical. O trabalho envolve classificação vocal, desenvolvimento de repertório, ensino de técnicas respiratórias e de canto específicas, efeitos vocais, postura e desenvolvimento de identidade artística em performances. Não poderá ter como foco a terapia vocal, caso o aluno apresente algum tipo de alteração vocal ou de fala, devendo encaminhar ao seu parceiro de trabalho, o fonoaudiólogo, para tratamento específico.    

​

Fonoaudiólogos possuem, obrigatoriamente, uma formação acadêmica, e têm como foco de estudo a comunicação humana e as suas interfaces: audiologia, linguagem, motricidade orofacial e voz. Embora não possam ensinar a cantar, podem trabalhar com a voz cantada, no que se refere aos ajustes do trato vocal, à acústica da voz e/ou ao atendimento do cantor ou cantora que apresenta uma alteração de voz, seja essa cantada ou falada. Adora promover o bem estar vocal do cantor, ou seja, que ele tenha o mínimo esforço vocal com o máximo de rendimento possível. Para isso, é necessário o conhecimento das estruturas envolvidas, da fisiologia da voz cantada e das estratégias de proteção.  

​

A atuação dos dois profissionais é muito importante para o bom desempenho do cantor e o médico Otorrinolaringologista se faz presente para realizar exames de imagens e destinam tratamentos medicamentosos e cirúrgicos de laringe, caso haja necessidade.

​

​


​

​

​

​

Sophia Mota

Fonoaudióloga

CRFa 3 15851-2

​

bottom of page