top of page

7 sinais de que algo vai mal com sua voz

 

 

O impacto destes 7 sinais na qualidade de vida varia de pessoa para pessoa, dependendo do seu estilo de vida e atividades vocais realizadas, sendo você profissional da voz ou não. Confira quais são eles:

 

 

1. Falta de ar ao falar: mesmo com qualidade vocal boa, falta o ar durante a fala e você muitas vezes fica ofegante e precisa de um tempo para se recuperar e continuar falando.

 

2. Sensação de cansaço ao falar: pode estar ou não associado à falta de ar, a sensação é de que você correu uma maratona ou passou por uma situação de estresse físico enquanto fala, ou após uso prolongado da voz.

 

3. Dores corporais durante ou após uso prolongado da voz: pesquisas têm associado dores corporais com o uso da voz e têm evidenciado que diversas dores corporais como dor de cabeça, no pescoço, no peito, nos ombros, na língua entre outros estão presentes em pessoas que apresentam problemas vocais.

 

4. Dor ou desconforto na garganta ao falar: pode estar relacionado a algum quadro de infecção de vias aéreas superiores (faringite, 

amigdalite). Em situações como esta o ideal é repousar a voz, beber muita água e tratar o quadro com a ajuda de um médico. Jamais use sprays ou pastilhas para limpar a voz e a garganta, pois as consequências pós efeito do medicamento podem ser muito negativas para a sua voz, piorando o quadro de infeccção (saiba mais aqui).

 

5. Tosse e pigarro: pode ou não estar relacionado a um quadro de infeccção de vias aéreas, pois podem ser sinais de problemas no estômago (refluxo gastroesofágico) ou até mesmo câncer de laringe. O atrito constante e brusco entre as pregas vocais (parte das estruturas responsáveis pela produção da voz) ao tossir ou pigarrear podem provocar lesões, inchaço na laringe, prejudicando e muito a qualidade vocal. 

 

6. Rouquidão: toda e qualquer alteração na voz provocadas pelos 5 sinais anteriores poderão representar prejuízo na qualidade vocal e rouquidão é o principal sinal desta alteração.

 

7. Afonia (ficar completamente sem voz): Sinal de alerta máximo! Quem já passou por isso sabe o quanto é angustiante ficar sem voz e este sinal pode estar associado a uma série de problemas físicos e até mesmo emocionais.

 

 

Se você apresenta um ou mais desses 7 sinais, algo não vai bem com a sua voz e a ajuda de um médico ou um fonoaudiólogo torna-se indispensável. Seja amigo de sua voz!!!

​

​

 

 

Sophia Mota

Fonoaudióloga e preparadora vocal

CRFa 3 15851-2

bottom of page