top of page

Por que minha voz gravada é diferente?

É verdade e não é novidade!
 
A voz que todo mundo ouve de você é igualzinha àquela que você escuta nos áudios do Whatsapp e nos seus vídeos do Youtube e bem diferente daquela que você ouve de si mesmo! :D Entenda melhor como isso acontece.

​

De forma bem simplificada, os sons do mundo são captados por nosso sistema auditivo por duas vias: aérea e óssea.

​

O som externo chega à orelha, passa pelo canal auditivo e chega até a membrana timpânica (uma fina camada que separa a orelha externa da orelha média). Ao receber o som, a membrana vibra e movimenta os menores ossos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo, localizados na orelha média.

​

Esses pequenos ossos transmitem o som até a porção mais interna da orelha, chamada cóclea (localizada dentro do osso mastóide, parte do nosso crânio), onde existem células que, quando estimuladas pelo som, liberam impulsos nervosos que são transmitidos para o cérebro através do nervo auditivo. (Pesquise imagens com a palavra chave: sistema auditivo)

​

Só que a cóclea, estrutura principal da captação da audição por via óssea, não recebe apenas os sons do meio externo. Ela também capta as vibrações do nosso corpo, estimuladas por diversos movimentos: sons do coração, roncar do estômago, respiração e, claro, a nossa voz! 

​

Quando falamos, cantamos, produzimos qualquer som com a nossa voz, praticamente todo o nosso corpo vibra junto, principalmente a nossa cabeça, nossa incrível caixa de ressonância! E tudo isso é captado auditivamente tanto por via aérea quanto por via óssea! Chega tudo junto e misturado... 

​

Ainda não criaram uma maneira de registrar e ouvir como a sua voz é percebida junto com a vibração interna do seu corpo, então o jeito é ouvir com mais frequência as suas próprias gravações de áudio e vídeo e ir aceitando aos poucos que esse é o jeito que todo mundo ouve (e até gosta, pode apostar!)

​

Não seja tão sever@ consigo e divirta-se com essas diferenças! Explore as suas diversas maneiras de se expressar e procure se conhecer cada vez mais nesse sentido!

​

​

​

​

​

​

Sophia Mota
Fonoaudióloga
CRFa 3 15851-2

bottom of page