top of page

 

 

 

 

5 dicas para quem fala rápido demais

 

Falar rápido demais pode ser uma habilidade muito atraente para quem é locutor de rádio, cantor de hip hop ou hardcore, ator de filmes de comédia ou narrador de jogos de futebol. É muito divertido e desafiador tentar entender o que estão dizendo e desmembrar as suas mensagens por trás de tanta destreza articulatória!

 

E quando isso se torna um obstáculo para a comunicação? 

 

Geralmente quem costuma falar rápido demais no dia a dia sempre ouve uma ou mais pessoas dizerem: "fale mais devagar!", "respire para falar!", "desculpa, não entendi...", "repita, por favor" e tantos outros avisos não verbais como a ansiedade, falta de atenção, desinteresse ou incômodo por parte de quem ouve, tornando o processo de comunicação bastante desconfortável.

 

As desculpas mais utilizadas pelo falante de alta velocidade são que pensa rápido demais, que as palavras pulam de sua boca, ou até mesmo que não consegue acompanhar os pensamentos com a fala e que tentar falar devagar é um sacrifício sobre-humano, sentindo-se preso dentro do próprio corpo.

 

Verdades e exageros à parte, seguem aqui algumas dicas para que os "apressadinhos" possam melhorar a sua comunicação:

 

1 - Procure entender o "porquê" de falar tão rápido: todos sabem que a voz e a fala expressam nossas emoções, personalidade, cultura e história de vida. Se sua família inteira fala da mesma maneira que você, esse tipo de comunicação nunca foi e nem será um problema nesse meio, já que todos se aceitam e se compreendem muito bem! Só lembre-se de que nem todos são como a sua família e muito provavelmente estarão muito interessados a seu respeito e certamente vão querer acompanhar o seu raciocínio para que uma boa comunicação se estabeleça. Pense nisso.    

 

2 - Procure ouvir mais: quase sempre quem fala rápido demais está mais preocupado com o que ele mesmo vai dizer e já prediz tudo o que o outro está dizendo ao captar pouquíssimas palavras. Às vezes acerta, isso é fato. Mas e o prazer de estabelecer uma  comunicação sadia? Treinar a escuta requer paciência e apreciação da mensagem recebida, para somente assim dar uma resposta  coerente e igual respeito com que esta foi transmitida. Uma forma de treinar a escuta é buscar videos no youtube onde são narradas histórias, locuções em geral ou até mesmo meditações guiadas, um verdadeiro treino de paciência e de escuta.

 

3 - Respire profundamente: Já prestou atenção na maneira como respira? O ar entra pelas narinas e enche os seus pulmões, e com isso todo o seu abdome se expande como uma grande bolsa de ar. Esse ar sai dos seus pulmões, podendo sair tanto pelo nariz como pela boca, e você percebe que seu abdome vai diminuindo de tamanho lentamente e o ciclo não tem fim! Observar teu corpo e tuas sensações ao realizar esse exercício vai te despertar para uma autopercepção geral, inclusive para a maneira como você fala. Faça o teste!

 

4 - Articule bem as palavras: Cada frase que você emite está repleta de significado e é composta de palavras e sons, que são programados pelo cérebro e reproduzidos por movimentos de língua, lábios, dentes, bochechas, garganta... Experimente falar pausadamente e abrindo bem a sua boca todos os meses do ano, de maneira exagerada e lenta. Sem tantos exageros nos movimentos, agora, experimente contar para o seu amigo de maneira pausada e bem articulada a respeito do texto que você acabou de ler. ;)

 

5 - Procure um fonoaudiólogo: esse profissional adora cuidar da comunicação humana e pode avaliar e ajudar a melhorar a sua fala rápida demais com muita paciência e persistência, respeitando todas as suas condições e buscando as estratégias mais adequadas para o seu caso. Mas nada adiantará se esse não for o seu verdadeiro desejo.

​

​

​

 

Fga. Sophia Mota

CRFa 3 15851-2 

 

bottom of page